quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Vícios e defeitos da sociedade contemporânea




Porquê contemporânea? Não são os vícios os mesmo de ontem? Não tem o homem as mesmas necessidades e os mesmos maldoso atalhos? Meu caro leitor, o homem não mudou; talvez a maneira como age possa não ser tão bruta e agressiva mas os defeitos são os mesmos
O homem não quer ouvir e por isso não evolui. Todos nós já passámos pela situação em que alguém com experiência nos dá um conselho e nós preferimos aprender com os erros. Talvez se seguíssemos a experiência do outro e não os nosso vícios não nos tínhamos arrependido do que quer que nos tenha dado uma lição. E é por isso que o homem não evolui, ele começa do zero em vez de começar onde alguém acabou.
Os vícios são os mesmos, talvez possam parecer diferentes porque são descobertos e explorados com manhas diferentes. O ser humano continua a ser vaidoso, a preferir valores errados, como glória e dinheiro, agir contra própria raça e glutão do prazer mesmo que não esteja correto.
A vaidade é dos piores defeitos pois ela carrega um comboio cheio de outros defeitos. O grande problema dela é que o homem quer ser vaidoso do que não tem. Isto é, ele arranja maneiras que, por vezes também devem ser criticadas, para ter o que quer. Por exemplo, um trabalhador que quer subir na carreira e usa ideias do colega que lhe garantirão certamente o lugar desejado. Ele enganou, ludibriou o seu colega para obter o que pretendia.
Outro defeito da vaidade é quando o homem não consegue ter o dinheiro que precisa, por exemplo, para ter um carro de luxo, que o colocará num certo estatuto. Cria dívidas e essas dívidas arrastam o homem para poço da pobreza, vergonha, mágoa e, se estiver lá incluído o desespero, pode levar ao homem a cometer crimes impensáveis.
Mas a grande questão é: Quererá o homem prescindir de tudo isto? Quererá o homem evoluir? Não, por isso não ouve e não muda.

Sem comentários:

Enviar um comentário